Duas praias de Viana "sem barreiras" em agosto para pessoas com mobilidade reduzida
A câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira um protocolo com a Associação de Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) para que, em agosto, duas praias daquele concelho, sejam "sem barreiras" para cidadãos com mobilidade condicionada.
Corpo do artigo
Serão abrangidas as praias do Cabedelo e da Foz do Lima. Durante o período de 1 a 31 de agosto, entre as 9 e as 13 horas, três técnicos especializados da APPACDM vão dar apoio no areal a banhista com dificuldades de locomoção ou outras, que pretendam deslocar-se e entrar na água com cadeiras anfíbias.
Segundo a proposta aprovada, o projeto "Praia sem Barreiras" assume-se como "instrumento de dinamização do desenvolvimento do turismo acessível e de promoção da política municipal de equidade social, permitindo que todos usufruam de praia no concelho de Viana do Castelo".
"É neste contexto que o município suporta as despesas da prestação de serviços realizada pela APPACDM - Delegação de Viana do Castelo", refere, informando que os encargos financeiros se estimas em cerca de oito mil euros.
À APPACDM cabe, no âmbito daquele protocolo, prestar "consultadoria na área das acessibilidades nas praias, a disponibilização de cadeiras anfíbias, o transporte dos utentes, entre o areal e a água, a capacitação da equipa constituída, a divulgação e comunicação dos projetos e a segurança dos utentes".