S. Pedro não se fez rogado: atendeu a súplica da vereadora da Cultura e não abençoou com uma chuvada os pares de namorados que deveriam ter enchido de poesia a tarde de ontem, na Praça do Município de Santo Tirso.
Corpo do artigo
Terá sido, antes, a timidez a espantar os casais enamorados, contrariamente aos temores que a autarca alimentava na passada segunda-feira, aquando da apresentação do certame "A poesia está na rua", que este ano homenageia os operários da indústria têxtil.
Não choveu. a verdade, não houve sequer frio rigoroso e o sol aqueceu a tarde. Ainda assim, Júlia Godinho teve de cativar e convencer alguns casais que passeavam na soalheira praça a declamar versos à respectiva cara-metade. "Tem de ser a ferros", sorriu.
"Alguns não querem; têm vergonha", explicava a vereadora, enquanto dois jovens adolescentes se refugiavam do embaraço e dos violinos - um trio soltava música das cordas, a acompanhar as récitas -, depois de o rapaz ter cedido aos argumentos da edil, acabando por ler um poema à companheira, que recebeu, por isso, um tradicional lenço dos namorados , oferenda distribuída a todos quantos se atreveram a recitar poemas ao amado/a. "Ela não queria. Começou logo por dizer que não, mas ele lá aceitou", contou.
Apesar das hesitações mais ou menos encabuladas, "Pelos fios da teia" , como foi designada a iniciativa programada para o Dia de S. Valentim, acabou por desabrochar. Inesperadamente, com o contributo dos mais velhos, que haveriam de ser os primeiros a sacudir inibições. Como Adelina Pereira, que recitou ao marido o mais célebre poema de Camões. "Amor é um fogo que arde sem se ver/É ferida que dói e não se sente", começou a mulher, a quem Manuel jurou fidelidade eterna há 33 anos. Olhava-a, ontem, embevecido. Continuam enamorados, garantem.
Assim permanecem também Domingos Silva e Maria de Jesus Miranda, ambos quase sexagenários e casados há mais de três décadas. Para ela, foi uma "bonita" prenda de S. Valentim. Ele, confessou, comoveu-se ao ler. "Não estava a contar. Comecei a sentir as palavras e emocionei-me".