O desafio era simples. Ligar a Maia a Leça da Palmeira, mas passando por Felgueiras, num smart #1, novo SUV de cinco lugares 100% elétrico, que está em lançamento em Portugal, mas gastando o menos possivel. E, entre seis equipas participantes, apenas uma não ficou abaixo do consumo homologado pela marca.
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As equipas (compostas por um jornalista e um parceiro ou cliente da Sociedade Comercial C. Santos) foram divididas por dois dias e fizeram a ligação entre a Maia e Matosinhos (Leça da Palmeira), com passagem pelo Porto, na Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos. O modelo anuncia 440 quilómetros de autonomia e os consumos registados permitiriam cumprir 432 para cálculos de capacidade útil da bateria (62 kWh) e quase 460 para capacidade total da bateria (66 kWh).
O objetivo era percorrer os cerca de 125 quilómetros do percurso com os menores consumos de energia, embora mantendo um andamento nomal e as equipas estavam obrigadas a manter uma velocidade mínima de 80 km/h nas autoestradas e de 40 km/h nas estradas nacionais e municipais. A maioria das equipas manteve o ar condicionado ligado, ajustando apenas a regeneração (dois níveis no smart #1) e os modos de condução (Sport, Conforto e Eco são as opções no modelo).
O percurso Maia-Felgueiras era o mais curto (55 quilómetros), mas, por percorrer apenas estradas nacionais e municipais, era mais técnico, com bastantes curvas e inclinações mais fortes.
Já o trajeto Felgueiras-Leça da Palmeira privilegiava as autoestradas, embora a parte final também incluísse um percurso urbano, por ruas e avenidas do Porto e de Matosinhos.
Autonomia de 460 quilómetros
No fim de ambos os dias, a equipa com melhor desempenho participou na Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos no primeiro dias da prova e percorreu percurso a uma média de apenas 14,35 KWh/100, o que, tendo em conta os 62 KWh capacidade útil da bateria de iões de lítio do smart #1, seria suficiente para uma autonomia total de 432 quilómetros. Aliás, se os cálculos fossem efetuados para os 66 kWh de capacidade total da bateria, a autonomia total do veículo da equipa vencedora seria de 459,9 quilómetros.
O consumo médio da dupla vencedora fica bastante abaixo dos 16,8 KWh/100 anunciados pela marca (de acordo com o ciclo de teste WLTP) para o smart #1 Premium.
A equipa do JN conseguiu uma média de 15,85 kWh, correspondente a uma autonomia teórica de 391,1 quilómetros e só uma das equipas não conseguiu consumos médios abaixo da “fasquia” anunciada pelo fabricante e fechou o percurso com 17,05 KWh/100.
Boa opção
Para o relações públicas da C. Santos, Aquiles Pinto, “a Eco Race, a segunda ação deste género levada a cabo pela nossa empresa, foi bem-sucedida", permitindio perceber que os automóveis elétricos são uma boa opção para o dia-a-dia.
"Permitiu, mais uma vez, mostrar que os automóveis 100% elétricos são opção para um grande leque de utilizadores de automóveis, mesmo para aqueles que conduzem diariamente distâncias pendulares. Recorde-se que a média de quilometragem da maioria dos automobilistas europeus é inferior ao que muitos de nós pode pensar. Esta é de acordo com o Eurostat, inferior a 20 quilómetros diários”, afirmou Aquiles Pinto.
Primeiro da gama
O smart #1, apresentado em 2022 e acabado de chegar a Portugal, inaugura uma nova era para a marca, que é agora uma joint-venture (formalmente anunciada em janeiro de 2020) entre o Mercedes-Benz Group e a Geely Holding. Em 2024 chegará o SUV coupé #3 e a gama não ficará por aqui.
Conta com o design da Mercedes-Benz e a plataforma SEA da Geely e, com um comprimento de 4,27 metros e uma distância entre eixos de 2,75 metros, não renega as origens urbanas da marca, mas oferece novas opções em termos de espaço a bordo. A bagageira pode oferecer entre 273 e 411 litros (banco traseiro deslizante), a que se junta um pequeno espaço de 15 litros sob o capô.
Com potências entre 272 cv e e 428 cv, o smart #1 tem autonomias de até 440 km (a bateria tem 66 kWh de capacidade). É proposta nas linhas Pro+, Premium e BRABUS. As variantes Pro+ e Premium têm tração às rodas traseiras e contam com um motor de 272 cv e 323 Nm de binário. A velocidade máxima é de 180 km/h (limitada) e os 100 km/h são atingidos em 6,7 segundos.
O smart #1 BRABUS tem tração integral. O motor adicional no eixo da frente eleva a potência para 428 cv e o binário para 543 Nm. O resultado são performance verdadeiramente desportivas, com a distância 0-100 km/h a ser batida em apenas 3,9 segundos. A autonomia é de 400 quilómetros com apenas uma carga.
Os preços da linha Pro+ começam nos 41 950 euros, os da Premium nos 44 450 e os BRABUS custam 48 450 euros.