O edifício devoluto do hotel do parque, situado em Vila Real, foi leiloado, esta segunda-feira, por 2.023.317,75 euros.
Corpo do artigo
A primeira das 16 licitações foi feita minutos antes do encerramento do leilão, que terminou às 11.26 horas. O imóvel foi colocado à venda, através de um leilão eletrónico, a 15 de junho, na página online e-leiloes.pt.
Foi atribuído um valor base de dois milhões de euros, tendo o valor fixado para abertura de leilão sido de um milhão de euros. O edifício só poderia ser adjudicado se a licitação fosse igual ou superior a 85% do valor base, o que corresponde a um valor de 1,7 milhões de euros.
O edifício devoluto do hotel do parque é a maior e mais antiga "mancha" urbanística da cidade de Vila Real. O edifício foi projetado para ser uma unidade hoteleira de luxo, mas só foi erguido o esqueleto da infraestrutura. No total, são seis pisos virados para uma das avenidas principais da cidade, a que se juntam outros tantos virados para o parque florestal.
Com uma área de 4600 metros quadrados, o inacabado hotel do parque já teve várias soluções em cima da mesa, como a sua demolição total ou a reconversão num edifício de habitação e escritórios. Há cerca de 10 anos, foi anunciada a transformação num hospital privado, que acabou por não sair do papel.
Aquando do lançamento do leilão, o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, afirmou que "Vila Real não podia continuar a viver com esta mancha que está no centro da cidade há mais de 30 anos". "De uma forma ou de outra, o problema será resolvido", garantia o autarca.