Edifício do Castelo em Braga com obras de nove milhões para acolher escola de negócios

Situado onde outrora se ergueu o castelo medieval da cidade, o Edifício do Castelo sediou a Escola Industrial de Braga, a Escola Secundária Alberto Sampaio e, mais tarde, serviços da UMinho, da autarquia e da então Estradas de Portugal
Foto: Ricardo Reis Costa
O Edifício do Castelo, no centro de Braga, terá obras de reabilitação de cerca de nove milhões de euros e vai tornar-se na casa da UMinhoExec - Escola de Formação de Executivos da Universidade do Minho, anunciou esta quarta-feira a academia minhota.
Corpo do artigo
Em comunicado, a universidade adianta que a "cerimónia de lançamento da primeira telha" da reabilitação do imóvel realiza-se na sexta-feira, às 10 horas, num momento que contará com intervenções do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR-N), António Cunha, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio.
"Esta obra emblemática tem um investimento de nove milhões de euros, cinco dos quais financiados pelo Programa Portugal 2030, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), e os restantes pela Câmara Municipal de Braga (CMB) e por 20 empresas e instituições associadas da UMinhoExec", refere a UMinho.
Para a universidade, "esta reabilitação simboliza a reaproximação entre conhecimento, economia e território, ao transformar um edifício devoluto num centro de formação e inovação e ao modificar a natureza da UMinhoExec, abrindo-a à participação do setor privado".
Situado onde outrora se ergueu o castelo medieval da cidade, o Edifício do Castelo sediou a Escola Industrial de Braga, a Escola Secundária Alberto Sampaio e, mais tarde, serviços da UMinho, da autarquia e da então Estradas de Portugal.
Mais de 6000 diplomados
Criada em 2014, a UMinhoExec conta com mais de 6000 diplomados e de 160 programas realizados nas áreas de Gestão, Recursos Humanos, Gestão e Administração Pública, Contratação Pública, Marketing, Estratégia, entre outros, além de pós-graduações à medida para instituições prestigiadas, como a Caixa Geral de Depósitos, o Instituto da Segurança Social ou a Autoridade Tribuária, e projetos de consultoria empresarial/institucional.
"A sua nova casa vai permitir aproximar o ensino superior do tecido empresarial e dos desafios da economia contemporânea, acentuando em paralelo o foco em inovação, formação híbrida, laboratórios tecnológicos e atração de talento", assegura a Universidade do Minho.

