Edifício do século XVIII vai ser transformado numa residência estudantil em Barcelos
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) vai transformar um edifício do século XVIII numa residência, com capacidade para 43 camas, para estudantes do ensino superior carenciados e deslocados.
Corpo do artigo
O auto de consignação da empreitada de reconstrução, alteração e ampliação da Casa de Santa Maria, situada no centro histórico, foi assinado esta quinta-feira, tratando-se de um investimento que ultrapassa os dois milhões e meio de euros.
“A Santa Casa acompanha a existência das pessoas, desde o berço até aos momentos finais da vida. Poder, num momento-chave da sua vida, assegurar um serviço à comunidade como é uma residência estudantil, a custos acessíveis, para estudantes deslocados e carenciados, é uma oportunidade para, num momento diferente desse ciclo de vida, podermos também ajudar pessoas”, afirmou Nuno Reis, provedor SCMB.
O edifício que já foi uma casa de religiosas, um infantário ou um centro de catequese está devoluto há alguns anos. Contudo, é um lugar de “muitas memórias para muitas pessoas de Barcelos”, refere Nuno Reis. Por isso, o responsável pela instituição lembra que este é um “projeto estratégico e de futuro” e “uma janela de esperança para o futuro da Misericórdia de Barcelos”.
“Temos pela frente um exercício muito difícil, muito exigente e com prazos muito curtos”, conclui Nuno Reis.