É num edifício em “ponte”, à face da Rua D. Afonso Henriques, em Águas Santas, que vão nascer mais 19 habitações de custos controlados para arrendamento apoiado. O projeto da Câmara da Maia, executado através da Espaço Municipal, está em marcha.
Corpo do artigo
O investimento (somando a compra de terrenos e a construção do prédio) será de 3,3 milhões de euros, sendo 2,5 milhões provenientes de fundos europeus. A obra, junto ao Talho Alto da Maia e que inclui a demolição de construções antigas, deverá estar pronta no final de março de 2026.
“As novas casas estão a ser construídas nos terrenos contíguos à rua que faz a ligação da Rua D. Afonso Henriques à Rua de Joaquim de Vasconcelos, uma artéria que devido às obras terá de estar interrompida e vedada ao trânsito por razões de segurança, até que as habitações [dez T1, cinco T2, três T3 e um T0] fiquem concluídas”, explica a autarquia.
“O projeto inclui também um espaço comercial ou um equipamento coletivo ao nível do piso térreo e contempla um edifício em ‘ponte’ sobre um novo arruamento, completando a frente urbana da Rua D. Afonso Henriques entre dois edifícios preexistentes, com ligação à Junta de Águas Santas”, acrescenta a Câmara da Maia.