
Câmara de Gondomar e Palacete dos Viscondes de Balsemão "pintados" de vermelho
D.R.
O edifício da Câmara de Gondomar e o Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto, iluminaram-se em tons encarnados na noite desta quinta-feira, para homenagear a delegação do Porto da Cruz Vermelha.
Corpo do artigo
No Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, os municípios do Porto e de Gondomar prestaram assim homenagem à Delegação do Porto, que está a comemorar 128 anos de existência.
Em 2024, aquela entidade fez 4198 saídas em emergência por indicação do CODU, com as ambulâncias a percorrerem 43533 quilómetros (mais de uma volta ao Mundo). A instituição registou, ainda, 4091 horas de voluntariado e 2988 serviços de transporte adaptado, sendo a única Delegação do Grande Porto a prestar este serviço. Na Escola de Socorrismo foram ministrados 192 cursos a 1545 formandos. No total, houve 1869 horas de formação em socorrismo.
Em parelelo, a Cruz Vermelha do Porto dispõe do Gabinete de Apoio à Família e à Comunidade e do Serviço de Apoio Domiciliário, que permite ajudar famílias vulneráveis no concelho do Porto, do Centro Infantil de Valbom e do Centro de Dia do Bom Pastor. Tem ainda os serviços de apartamentos partilhados (dependente da Segurança Social), o projeto “Sempre Acompanhados” (com a Fundação La Caixa), o programa de consumo vigiado e o Banco de Ajudas Técnicas e Teleassistência.

