<p>Educação, protecção social e ao emprego e apoio à terceira idade são prioridades do novo mandato de Bragança Fernandes à frente da Câmara da Maia. Ana Vieira de Carvalho e Marta Peneda são novidades no Executivo social-democrata. </p>
Corpo do artigo
Filhas de gente ilustre - do histórico autarca Vieira de Carvalho (já falecido) e do ex-eurodeputado Silva Peneda - as vereadoras são "mais-valias" para o Município, garantiu Bragança Fernandes.
Ana Vieira de Carvalho será vereadora da Habitação, da Acção Social e da Protecção à 3.ª idade, enquanto Marta Peneda assumirá as pastas dos Recursos Humanos e Formação Profissional e da Polícia Municipal.
O novo elenco camarário toma posse amanhã, às 10 horas, no Fórum da Maia. Os vereadores com pelouro do anterior Executivo transitam todos. Fruto do aumento populacional, a Autarquia passou de nove para 11 eleitos. O PSD, desta vez sem a tradicional coligação com CDS, conquistou oito lugares, ficando o PS com três.
"Nos próximos quatro anos vamos fazer uma oposição rigorosa, responsável e positiva", garantiu Mário Gouveia. O socialista, que foi candidato à presidência da Autarquia, referiu que o PS estará disponível para discutir todos os assuntos e para aprovar aqueles que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no concelho.
Mas para que os processos possam ser devidamente analisados, salvaguardou, é preciso que a Câmara entregue a documentação "atempadamente". Em declarações ao JN, sublinhou que os vereadores da oposição também apresentarão as suas propostas.
À excepção dos dois rostos femininos, a maioria PSD mantém os mesmos nomes do mandato anterior. O vice-presidente, António Silva Tiago, continuará com os pelouros do Ambiente, o Urbanismo e as Obras Particulares.
O independente Mário Nuno Neves permanece à frente da Cultura e Turismo e da Reforma Administrativa, repartindo responsabilidades na Protecção Civil e Segurança com Nogueira dos Santos. Além desse "meio pelouro", o social-democrata tratará do aeródromo de Vilar de Luz e do hipódromo da Maia.
Paulo Ramalho reforça competências, com os Assuntos Jurídicos e Contencioso, Relações Internacionais, Desenvolvimento Económico e Actividades Económicas. Horácio Ribeiro fica com a Juventude, com o pelouro da Publicidade, Mercados e Feiras e partilhará o do Desporto com o presidente da Câmara.
Bragança Fernandes continuará à frente das Finanças, das Obras Municipais, dos Transportes e dos Fundos Comunitários e de Investimento Imobiliário.
Ao JN, o autarca revelou as apostas na criação de uma bolsa de mérito para estudantes, o aumento do fundo social para apoiar os mais desfavorecidos, a criação de um fundo para ajudar as empresas e a abertura de um gabinete de empreendedorismo. Bragança Fernandes prometeu, ainda, a requalificação de todos os bairros municipais, a construção de mais habitação social, de um "mega-pavilhão multiusos", a criação de mais áreas pedonais e a repavimentação de várias artérias.