Um dos elevadores da passagem superior da Aguda, em Gaia, sobre a Linha do Norte, está avariado, havendo "claras evidências de a avaria ter sido provocada por um ato de vandalismo", informou esta sexta-feira a Infraestruturas de Portugal (IP).
Corpo do artigo
A avaria técnica num dos elevadores de acesso à passagem superior da Aguda na Linha do Norte foi detetada hoje pelas 15 horas, tendo as equipas se deslocado de imediato ao local.
"Após avaliação verificou-se haver claras evidências de a avaria ter sido provocada por um ato de vandalismo", explica a IP, adiantado que a mesma deve estar resolvida até ao final do dia.
Num esclarecimento, a empresa acrescenta ainda que a avaria técnica ocorrida, na quinta-feira, noutro elevador da passagem superior, "apresentava as mesmas características".
Na quinta-feira, aquela passagem superior da Aguda, inaugurada há dois meses, esteve inacessível, na zona nascente, a pessoas de mobilidade reduzida entre as 12.17 horas e as 22.15 horas por avaria do elevador.
Inicialmente quando questionada pela Lusa, a IP indicou apenas que "foi uma peça que se estragou e foi necessário fazer a substituição".
Dada a ocorrência destes dois incidentes num curto espaço de tempo, a IP esclareceu esta tarde que irá apresentar queixa às autoridades competentes e avaliar a implementação de sistemas adicionais de videovigilância no local.