Passagens superiores na linha de comboio, em Gaia, estão por estrear desde 2022. Movimentos de cidadãos continuam a reivindicar túneis e prometem agir em setembro.
Corpo do artigo
Nas passagens de nível da Granja e da Aguda, em Gaia, as estruturas de atravessamento, com escadas e caixas para os elevadores, estão montadas desde o verão de 2022, mas a entrada em funcionamento só está prevista para o final deste ano, adianta, questionada pelo JN, a Infraestruturas de Portugal (IP).
Entretanto, os movimentos de cidadãos, que saíram à rua em julho no ano passado, reiteram a oposição a essas passagens superiores, não desistem de reivindicar túneis para os peões e prometem agir em setembro.
“No próximo mês faremos uma reavaliação e, provavelmente, voltaremos a dar voz às nossas pretensões, no âmbito de uma cidadania ativa. Passado um ano, o que se vê é a deterioração do espaço público [plataformas continuam em obras]”, refere um dos elementos do movimento “Praia da Granja, Cidadãos”. Também o grupo “Amigos da Aguda”, por intermédio de Ivo Pinhal, remete uma tomada de posição para setembro.