Em 2025, a Metro do Porto fiscalizou mais de 5 milhões de passageiros, tendo sido emitidos 77.638 multas. O recente inquérito de satisfação feito pela empresa aos clientes, confere à Metro um índice de satisfação de 85,7 pontos (numa escala de 100), com a reputação (95,2) e a lealdade (95,7) em patamares elevados.
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No inquérito, feito pela empresa DOMP, com 1669 entrevistas realizadas, apurou-se que entre as infrações contam-se as situações de título sem validação (44,2%), título com zonamento inferior ao necessário (26,7%) e passageiros sem título (18,2%).
Ainda assim, o número de inquiridos que referiu já ter apresentado uma reclamação é bastante baixo (7,1%). Os principais motivos são a multa injusta (47,9%) e problemas com máquinas de carregamento (12,6%).
A percentagem de utilizadores que afirmaram já terem sido fiscalizados é de 82,7%, sendo que o nível de satisfação com o comportamento dos agentes de fiscalização é positivo.
Fica evidente que o principal motivo para a escolha do metro como meio de transporte prende-se com a sua rapidez (41,9%). Parâmetros como o cumprimento das viagens planeadas (89,6), facilidade de validação (89) e pontualidade (87,1) são decisivos para a boa avaliação.
Pedidas mais casas de banho
Como pontos a melhorar, os inquiridos referem sobretudo a segurança (12,9%) e a frequência (10,4%), bem como o pedido de instalação de mais casas de banho nas estações (5,6%).
Entre os itens com cotação mais baixa, no domínio das “comodidades complementares", além das casas de banho, contam-se a Internet e o estacionamento. Ainda sobre a segurança, não obstante as queixas, a pontuação dada é de 74,7 pontos (menos 0,7 do que em 2024).
Nota também que 96,8% dos clientes consideram que o metro é benéfico para a sociedade e 94,7% entendem que é bom para o ambiente, assumindo a intenção de o continuar a utilizar nas suas viagens e de o recomendar a amigos ou familiares.
Para "quase todos os parâmetros verificou-se uma avaliação semelhante da satisfação reportada pelos participantes entre 2022 e 2025". No geral, "as questões de satisfação global apresentam médias em 2025 ligeiramente superiores às de 2022", pode ler-se no documento a que o JN teve acesso.
Na rubrica dos "serviços complementares disponíveis", o valor mais elevado no estudo de satisfação refere-se ao uso do multibanco (65,5%) e o mais baixo tem a ver com uso do estacionamento Park&Ride (25,7%).