O programa "Uma Árvore por Cada Vida - Criar Raízes Por Um Mundo Melhor", lançado em março de 2022, já permitiu plantar 1400 árvores autóctones. O projeto une o Hospital Senhora da Oliveira (HSOG), Laboratório da Paisagem, Resinorte e o município.
Corpo do artigo
Este sábado, mais quatro famílias plantaram as suas árvores, no Caminho Real, na Veiga de Creixomil.
Isa Brandão, de 39 anos, e Hugo Moreira, de 30, trazem a pequena Benedita, de dois meses e meio, para plantar uma aveleira que crescerá em homenagem ao seu nascimento. Hugo certifica-se que há espaço para plantar mais uma ao lado desta, porque a Benedita é a primeira filha do casal, "mas há planos para mais um".
"Estas árvores que plantamos vão constituir uma barreira sonora e absorver o dióxido de carbono da via movimentada que passa aqui atrás", explica Susana Poças Falcão, da equipa de educação ambiental do Laboratório da Paisagem aos quatro casais que, com os seus bebés, participam na plantação conjunta.
Maioria opta por terrenos próprios ou de familiares
"A maioria opta por plantar em terrenos próprios ou de familiares", explica. Para os pais que não têm terreno, são feitas duas plantações anuais em locais designados pela Câmara, nos meses de outubro e março.
Luís Santos, de 34 anos e Erica Lopes, de 35, estavam para vir plantar a árvore da Clara, de seis meses, em outubro, mas foram todos infetados com covid e, por isso, só agora foi possível. Patrícia Teixeira, de 38 anos e Hélder Mendes, de 42, também só agora puderam plantar a árvore do João Pedro, de 11 meses. Maria João Zamith, de 29 anos e Bruno Valente, de 30, vivem em Oeiras, mas o pequeno Francisco nasceu na terra da mãe, em Guimarães, e este sábado família voltou para plantar a sua árvore.
O ano passado nasceram em Guimarães mais de duas mil crianças, um crescimento de 17% que contribuiu para o sucesso do projeto. Com o apoio da Resinorte, em 2022, foi possível recolher 72 toneladas de resíduos recicláveis no HSOG que resultaram numa receita de seis mil euros. Foi com este valor que o Laboratório da Paisagem comprou as árvores que são oferecidas às famílias.