Vítima de duas facadas, na sequência de um ataque no parque infantil de Annecy, em França, ocorrido em junho, Manuel da Ponte, de 72 anos, foi homenageado esta tarde pelo Município de Pombal, durante o Dia da Diáspora, assinalado no âmbito das Festas do Bodo.
Corpo do artigo
“Penso que qualquer um era capaz de fazer igual. A gente quando vê alguém em risco tenta ajudar”, justificou o emigrante reformado. “Podia ter sido fatal, mas estou bem e é isso que interessa”, sublinhou.
Pedro Pimpão, presidente da autarquia, entregou duas medalhas a Manuel da Ponte pelo seu “ato de coragem de bravura”, ao tentar impedir que o atacante esfaqueasse mais pessoas, tendo arriscado a própria vida.
“Estamos num convívio entre emigrantes e pombalenses que, não sendo emigrantes, comungam dos mesmos valores”, afirmou o autarca. “É uma oportunidade única que temos de valorizar e honrar este exemplo de altruísmo e heroísmo.”
Natural de Vermoil, no concelho de Pombal, o reformado foi ainda alvejado acidentalmente pela polícia, durante a fuga do criminoso, que esfaqueou seis pessoas, entre as quais quatro crianças, que estavam a brincar no parque infantil. O atacante foi detido pela polícia.