A morte de José António Pereira, emigrante na Suíça, num acidente de viação, levou ao cancelamento imediato das festas em honra de S. Cipriano, que decorriam, no domingo, na sua terra natal, em Reboreda, freguesia de Rio de Moinhos, Arcos de Valdevez.
Corpo do artigo
José António Pereira, de 49 anos, era o filho mais velho de quatro irmãos de uma família natural daquela localidade, onde tinha estado de férias até há cerca de uma semana. Era conhecido por "Zé Tone" e tinha emigrado para a Suíça há cerca de duas décadas. Era solteiro e não tinha filhos. Recentemente, tinha perdido o pai.
Segundo o presidente da junta de freguesia de Rio de Moinhos, Luís Pinto, a notícia da morte do emigrante chegou, no domingo, numa altura em que decorria a procissão das festas do lugar de onde este era natural. "Os festeiros acharam por bem cancelar as festas de S. Cipriano, que decorriam no lugar onde moravam os pais. É, digamos, uma festa secundária da freguesia, numa capela do lugar de Reboreda", disse ao JN o autarca, referindo que o cancelamento das festividades foi anunciado pela junta de freguesia na sua página de Facebook.
O emigrante português, residia na região de Lausanne, e morreu, domingo de manhã, num acidente de viação, na estrada de Berna, numa zona próxima de Moudon, na Suíça.
O presidente da junta de Rio de Moinhos afirma que José António esteve de férias na terra natal "como todos os emigrantes" e "tinha voltado para a Suíça há uma semana". Descreve-o como "uma pessoa bastante popular no lugar onde residia, embora não fosse muito extrovertido. Tinha uma personalidade calma e pacata".
"A freguesia está a sentir muito, principalmente, por causa das circunstâncias", notou, acrescentando, que a vítima "já só tem a mãe, o pai morreu há dois ou três anos". "Era o mais velho de quatro irmãos. Um deles também é emigrante em França", acrescentou.
De acordo com a imprensa suíça, as investigações preliminares dão conta que o veículo de José António Pereira, um Volkswagen Golf preto, onde viajava em direção a Lucens, "foi atingido quase de frente por uma carrinha de entregas que seguia na direção oposta. E, por razões ainda não esclarecidas, a carrinha desviou-se para a esquerda da estrada antes de colidir". A viatura do emigrante terá sido projetada e ficado totalmente destruída devido à violência do embate. O condutor morreu no local. O jovem de 24 anos que conduzia a carrinha sofreu ferimentos graves e foi transportado para um hospital da região, mas não corre risco de vida.
As causas do acidente estão a ser investigadas pelo Ministério Público suíço.