Prédios ficarão na zona para onde está previsto um novo terminal de navios-hotel, em Gaia, que poderá comprometer as anunciadas vistas para o rio Douro.
Corpo do artigo
No terreno junto ao Cais do Cavaco, em Gaia, que era usado como parque de estacionamento para autocaravanas vai começar a ser construído, no último trimestre deste ano, um empreendimento com oito edifícios e 251 apartamentos, cujos preços chegam a 1,7 milhões de euros. A mais barata está nos 250 mil euros.
Com o rio Douro mesmo em frente, o Gaia Hills terá casas do T1 ao T5 destinadas segmento médio/médio alto. A comercialização arranca este mês. “As dimensões dos apartamentos variam entre 62 m2 (T1) e 278 m2 (T5) e o preço médio de venda será de 4800 euros/ m2 . Todas as frações beneficiarão de áreas de terraço amplas com uma vista deslumbrante para o rio Douro, para a cidade do Porto ou para o Parque Urbano de Lazer a sul”, sublinham os promotores (Thomas & Piron e Promiris).
O empreendimento ficará, contudo, numa zona que está envolvida em polémica. Para ali está projetada a construção de um terminal para navios-hotel com dois pisos e um núcleo de recreio náutico com 55 postos de amarração para embarcações entre seis e 15 metros. O equipamento terá capacidade para quatro navios-hotel com 80 metros, mais um para uma embarcação extra, destinada a tarefas de manutenção, carga e descarga.
Projeto de Álvaro Siza
O projeto da APDL – Administração dos Portos de Douro, Leixões e Viana do Castelo, que deverá ter assinatura de Álvaro Siza, tem sido bastante contestado pelos moradores do Edifício Destilaria Residence, que fica ao lado do terreno onde será construído o Gaia Hills. Na base da contestação está precisamente o facto das casas perderem a vista para o rio, que ficará bloqueada pelas embarcações de grandes dimensões. Os moradores chegaram a anunciar o recurso aos tribunais, sendo que o projeto teve parecer positivo do estudo de impacto ambiental. O objetivo é substituir o terminal que existe no Cais de Gaia.
O novo empreendimento que vai nascer na zona do Cais do Cavaco será composto por oito edifícios com quatro e cinco pisos, divididos em quatro lotes. A área total de construção é de 30500 m2. A primeira fase estará pronta no final de 2026. O início da construção da segunda fase está planeado para 2027, terminando em 2029.
A operação urbanística inclui a construção de uma praça central, a Ágora. Ainda segundo os promotores, as áreas verdes situadas a sul serão transformadas num parque natural, posteriormente cedido ao município para utilização pública.
"A morosidade dos processos de licenciamento levou a que só agora estivéssemos em condições de iniciar a construção do Gaia Hills, passados que estão seis anos da sua aquisição” assinala David Carreira, da Thomas & Piron, citado em comunicado.