Está em curso a empreitada para a construção do sistema de abastecimento de água nas freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela, em Famalicão, num investimento de mais de cinco milhões de euros, para fazer a ligação a mais de 600 ramais de domicílios e concluir a rede no concelho.
Corpo do artigo
Uma das obras para atingir esse objetivo já está em marcha, implicando a construção da rede em baixa, com um investimento municipal de um milhão de euros, e da rede em alta e depósitos, no valor de 3,6 milhões de euros pagos pelas Águas do Norte, num prazo de 18 meses. Serão ainda construídos dois reservatórios pela Águas do Norte e o município tratará da instalação de condutas adutoras para ligação a 220 ramais.
Entretanto, a Autarquia tem em fase de concurso uma segunda empreitada para a construção de mais 10 quilómetros de tubagens, que vai permitir ampliar a rede de água nestas freguesias, com a ligação a mais 420 ramais domiciliários, num investimento de 700 mil euros.
“É um momento histórico porque há dezenas de anos que a população ansiava por este investimento e nós, Município, tentamos junto das Águas do Norte encontrar uma solução para que a rede em alta fosse construída e dessa forma pudéssemos também avançar com a rede em baixa, fazendo chegar a água à casa das pessoas”, diz Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão em nota enviada à imprensa.