A empresa municipal Águas de Gaia foi distinguida com três prémios na 9.ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial. Entre os prémios, conta-se o projeto "Cantinho da Amamentação", destinado às recém-mamãs.
Corpo do artigo
Com o prémio Gold, na categoria da gestão dos impactes ambientais, foi reconhecido o programa de redução de perdas e eficiência hídrica que tem conduzido à avaliação das perdas reais nas redes e permitido a redução substancial da água não faturada. "Este programa tem colocado a Águas de Gaia como um exemplo a nível nacional e internacional ao nível da eficiência hídrica", é salientado.
Com o prémio Silver, na categoria dos direitos humanos, foi reconhecido o projeto "Igualdade para todos", nomeadamente o Cantinho da Amamentação, iniciativa a partir da qual a empresa disponibilizou uma sala que permite às recém-mamãs manterem a sua rotina de aleitamento com toda a privacidade e conforto que a experiência exige.
O objetivo passou por proporcionar às trabalhadoras da Águas de Gaia a possibilidade de, apesar de já terem regressado ao trabalho diário, continuarem a amamentar os seus bebés. Para tal, têm duas opções: ter o bebé consigo na hora do aleitamento e fazerem-no tranquilamente neste espaço, ou proceder à recolha do leite em total privacidade e armazená-lo no frigorífico ali disponibilizado para este fim.
Com o prémio Bronze, na categoria da comunidade e parcerias, foi distinguido o projeto "Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE) sustentável e sem garrafas de plástico", cujo objetivo é eliminar as garrafas de água de plástico dos consumos diários do hospital, uma iniciativa que entrou em vigor em outubro de 2023, em parceria com a ULSGE. Pretende-se que o hospital passe a usar somente garrafas reutilizáveis com água da torneira, para consumo de utentes e de profissionais de saúde.