A empresa Agro Montiar, que opera os aviões de combate a incêndios em Portugal, vai criar 20 novos postos de trabalho no aeródromo municipal de Viseu, num investimento superior a dois milhões de euros.
Corpo do artigo
Na base do investimento está a criação de um centro de formação aeronáutica de pilotos para a operação dos aviões médios anfíbios FireBoss.
"A empresa tem a intenção de construir uma infraestrutura para a hangaragem de aviões ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), manutenção dos aparelhos e criar um dos maiores centros para operação dos FireBoss", explica o vereador da Câmara Municipal, João Paulo Gouveia.
Os cerca de 20 novos postos de trabalho vão ser ocupados por mecânicos de aviões, pilotos, professores e engenheiros de aeronáutica devidamente certificados pela Autoridade Nacional de Aviação Civil.
Obras arrancam até ao final do ano
No aeródromo municipal de Viseu funcionam, atualmente, serviços do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) do Estado Português, o Instituto de Formação Aeronáutica e, desde 2015, a linha aérea regional que liga Bragança a Portimão.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, defende que "são investimentos como este que dão sustentabilidade a esta infraestrutura regional".
A Agro Montiar, com uma frota de 12 aviões anfíbios, pertence ao grupo espanhol Titan Firefighting, que combate incêndios em todo o mundo.