A empresa britânica de colchões Sleep 8 está a proceder ao despedimento de 78 trabalhadores da sua unidade instalada em São João da Madeira. Esta fábrica, inaugurada em outubro de 2022, empregava atualmente cerca de 230 trabalhadores.
Corpo do artigo
O despedimento coletivo foi confirmado pela Sleep 8, em comunicado enviado ao jornal “Negócios”. É justificado que a empresa, cuja denominação social é “Advance Furniture Technologies” (AFT), se viu “forçada a tomar a difícil decisão de iniciar um procedimento tendente à redução de cerca de 35% dos seus vínculos laborais”.
É recordado que a AFT “baseou a sua abordagem ao mercado tendo por referência a experiência de exercícios anteriores (os de 2020 e 2021) de acordo com os dados das vendas da Sleep.8 (marca que representa no território nacional), os quais eram bastante promissores”.
Contudo, "a partir de 2022 o mercado teve um comportamento completamente inverso àquela que era a tendência sentida até então, como é aliás amplamente reconhecido pela generalidade dos operadores económicos”.
Assim, “em comparação com a previsão inicial, a AFT tenha registado um decréscimo de cerca de 47% em número de unidades produzidas e de cerca de 46% no que concerne ao seu volume de negócios", adiantou ao “Negócios”.
Perante o atual panorama, “é absolutamente necessário adotar medidas fundamentais, de caráter operacional e organizativo para conseguir inverter os resultados negativos verificados até à presente data, sob pena de se comprometer a sua viabilidade económica”.
Garante, ainda, que os despedimentos terão em conta o “absoluto respeito por todos os direitos e garantias dos trabalhadores, cuja carreira profissional e dedicação prestada não deixarão de ser devidamente considerados”.
De acordo com a empresa, “em 2019 abrimos a nossa primeira loja em Lisboa. Em apenas 3 anos, já abrimos 36 lojas em 8 países europeus, incluindo Portugal, Reino Unido, Alemanha, Espanha, entre outros”.
Com produção em Portugal,” operamos com tecnologia inovadora para alcançar a nossa gama de produtos de excelência”.