Câmara Municipal de Beja assinou, em 22 de outubro de 2018, um protocolo com a Fábulas Relevantes - empresa unipessoal de capitais detidos por espanhóis - em que esta previa instalar quatro fábricas na cidade e criar mais de 130 postos de trabalho, num investimento total de 22 milhões de euros. Só que passados quase quatro anos e meio, não há rasto do investidor que geria a empresa e rubricou o protocolo com o município.
Corpo do artigo
O JN apurou que logo após a assinatura do protocolo com a Câmara de Beja, a Fábulas Relevantes deu entrada no IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação com uma candidatura a Fundos Comunitários de cerca de três milhões de euros, a qual viria a ser aprovada em novembro de 2018. Só que, como a empresa não deu início à obra e não apresentou a documentação comprovativa do investimento a realizar, o IAPMEI rescindiu a candidatura em março de 2021.
Cinquenta e dois meses depois, o projeto não passa de uma "Ficção Pertinente" (em alusão ao nome da empresa) e a autarquia de Beja quer reaver os dois lotes de terrenos vendidos a baixo custo para assegurar esse importante investimento.
Câmara quer reaver terrenos
Para conseguir reaver os espaços destinados à instalação das fábricas localizados na Zona de Acolhimento Empresarial da Horta de São Miguel, a autarquia deu entrada com uma ação judicial, no valor de 163,3 mil euros.
Ao JN, o presidente da Câmara de Beja, revelou que o valor da venda dos dois lotes foi de 21,358 mil euros, (15% do valor dos mesmos), por serem candidatados a financiamento comunitário. Paulo Arsénio justifica, por isso, que "a ação judicial visa recuperar os terrenos", mas, sublinha, "estes têm penhoras, nomeadamente de um banco".
Na altura da assinatura do memorando, a empresa assegurava que de imediato iria promover a instalação de uma primeira fábrica para produção de massas frescas, num investimento de quatro milhões de euros, que poderia criar 22 postos de trabalho. Esta unidade deveria ter começado a ser construída no primeiro trimestre de 2019 e iniciar a laboração em 2020, mas nada se concretizou.
A segunda fábrica seria uma torrefação e café, implicando um investimento de quatro milhões de euros e criaria entre 22 e 25 postos de trabalho. As terceira e quarta fábricas, serviriam para produzir malte e cerveja, implicando um investimento de 14 milhões de euros e poderiam criar entre 80 e 90 postos de trabalho.
A Fábulas Relevantes tem sede no Parque de Feiras e Exposições de Beja, mas, ninguém sabe onde pára o investidor.