A Câmara de Famalicão distinguiu as empresas Continental, S. ROQ e Vieira de Castro, e a Associação de Moradores das Lameiras pelo desenvolvimento de boas práticas na promoção da igualdade de género no trabalho, no emprego e na formação profissional.
Corpo do artigo
O galardão “Prémio +Igual” pretende distinguir as entidades que promovam “ações positivas na área da igualdade”. O primeiro prémio foi para a empresa de bolachas e rebuçados Vieira de Castro pelo seu plano de igualdade e pela promoção de “oportunidades de trabalho a jovens com deficiência”, migrantes e ainda “ações de sensibilização acerca da igualdade, comunicação inclusiva e violência interpessoal”.
A indústria de máquinas S. ROQ arrecadou o segundo lugar permitir a flexibilidade de horários, “a conciliação de trabalho e família, e pela celebração do dia da família". “Promovem ações de sensibilização na área da igualdade, comunicação inclusiva e sensibilizam os trabalhadores para o cuidado da saúde mental e para as questões da violência interpessoal”.
Já a instituição particular de solidariedade social Associação de Moradores das Lameiras conseguiu o terceiro prémio pelo plano educativo para a igualdade que desenvolve e pelo plano de prevenção e controlo de negligência, abusos e maus tratos.
À empresa de pneus Continental coube uma menção honrosa pela flexibilidade de horários e conciliação entre trabalho e família.
Durante a entrega de prémios, o presidente de Câmara de Famalicão, Mário Passos, avançou que o município foi distinguido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género com o prémio “Viver em Igualdade”.
O autarca salientou que a igualdade é “uma condição necessária para a coesão social” e que Famalicão tem feito um caminho com resultados nesse domínio.