Câmara quer criar, sobre a via subterrânea, uma plataforma com um espaço público ajardinado complementado com instalações de lazer e uma ciclovia.
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Para acabar com a barreira criada pela EN14 no centro da Maia, a Câmara quer avançar com a construção de um túnel para “enterrar” a estrada nacional, criando à superfície uma plataforma com um “vasto espaço público ajardinado, dotado de novas instalações de lazer, incluindo ciclovia”.
A empreitada que promete revolucionar a mobilidade no centro da Maia (e não só), inclui a duplicação da EN14 de duas para três vias em cada sentido, de forma a descongestionar o trânsito, muitas vezes entupido. O processo está a dar os primeiros passos, tendo a Câmara lançado o concurso público para a elaboração do anteprojeto da “tunelização da EN14 entre o nó de Chantre e o nó de Chiolo”. Ou seja, a intervenção não se limitará à zona do centro da Maia, mas isso não significa que toda aquela extensão da estrada nacional vai ser transformada em túnel. Pretende-se, então, um “túnel descontínuo, com interrupções ao longo do seu percurso, de modo a melhorar a iluminação natural, salubridade, circulação e regeneração de ar e diminuição dos requisitos de segurança necessários”.