Uma concentração de supercarros em Gaia encheu a marginal de aficionados por alguns dos modelos mais caros do mundo automóvel. Entre Porsche, Ferrari, Lamborghini, Maserati, McLaren, Bentley ou Aston Martin, a iniciativa junta 164 carros diferentes no concelho até este domingo.
Corpo do artigo
Com sete anos, Tomás segue em direção a um clássico Ford GT40, uma lenda das corridas de competição. Um modelo semelhante àquele venceu quatro vezes a 24 Horas de Le Mans. Tomás segue acompanhado pelo pai, Pedro Costa. Ambos espreitam para o interior do carro, curiosos.
"Eu adoro carros Ford", sublinha o pequeno Tomás.
"Tínhamos ouvido falar [da iniciativa] no ano passado, mas não fomos a tempo. Então, este ano, marcámos no calendário e viemos cá de propósito", conta Pedro, de 33 anos apresentando-se como "grande fã" de automóveis. "Somos de Paços de Ferreira. Acordámos e viemos para cá diretos", diz.
Do cais até à marina
Os 164 supercarros começaram a formar fila junto à Ponte de Luís I, em Gaia, este sábado de manhã, poucos minutos depois das 11 horas. Seguiram pelo Cais do Lugan, passando pela marina e concentraram-se num terreno junto à Rua da Praia, antes da ciclovia. Ao longo desse percurso, os passeios tornaram-se pequenos para a quantidade de famílias, grupos de amigos e turistas curiosos interessados em fotografar alguns ícones do mundo automóvel, o que atrapalhou também alguns ciclistas ou corredores que percorriam a beira rio.
Há muito que este já não é "a man's world". De capacete na mão, Ana Viana, licenciada em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, confessa: "Todo este ambiente me atrai muito facilmente". Acompanhada pelo pai e pelo irmão mais novo, admite que é também a primeira vez que marcam presença na iniciativa. "No ano passado, quando soubemos, já era tarde e nem sequer estávamos cá", lamenta a portuense de 24 anos.
De todos os modelos presentes, o que mais a fascina é o Lamborghini Miura. "É um modelo mais histórico, mas também tenho uma queda para o GT3 da Porsche. Têm todos a sua beleza e a sua mecânica. São todos especiais", reconhece.
Os modelos estiveram, nesta manhã de sábado, cerca de uma hora parados junto ao cais da Afurada, dando a oportunidade aos aficionados de se aproximarem de alguns dos carros mais cobiçados. Desmobilizaram cerca das 12.30 horas.
Para este domingo está programada uma nova concentração no mesmo local, seguida de um percurso pela Avenida da Beira-Mar.