Encontro Internacional de Palhaços anima Vila do Conde de 9 a 13 de outubro
A organização internacional sem fins lucrativos “Palhaços Sem Fronteiras” é, este ano, o tema do XI Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde. Vai decorrer de 9 a 13 de outubro. São seis espetáculos, oficinas para miúdos e graúdos, uma Gala Solidária, uma “jam session” e, claro, uma festa.
Corpo do artigo
Palhaços em zonas de guerra inspiram o festival. O projeto foi fundado, em 1993, pelo palhaço catalão Tortell Poltrona. A ideia é simples: levar alegria e esperança a zonas de guerra, desastre natural ou crise humanitária. Sobem ao palco em campos de refugiados, hospitais, orfanatos.
“Contamos com a presença especial de um dos mentores deste projeto, o famoso palhaço catalão Tortell Poltrona. A sua contribuição para a arte do palhaço e o seu trabalho humanitário têm sido uma fonte de inspiração para muitos artistas em todo o Mundo”, afirma a companhia Nuvem Voadora, que, desde 2014, organiza o Encontro.
O XI Encontro Internacional de Palhaços começa a 9 de outubro, com dois dias dedicados à formação. A masterclass de Tortell Poltrona é de 12 horas e destina-se a palhaços, atores, músicos e artistas. Depois são três dias de espetáculos, que ora decorrerão no Teatro Municipal, ora percorrerão as ruas da cidade.
“O Encontro continua comprometido em descentralizar a dinâmica cultural, levando os espetáculos e as atividades a partir do coração da cidade até aos lugares mais periféricos”, explica a Nuvem Voadora.
Agenda preenchida
Guarda-Nuvem”, da companhia Seistopeia, abre as hostes no Mercado Municipal, dia 11, às 11 horas. O espetáculo de teatro de rua repete-se às 17.30 horas, na Rua da Praia, nas Caxinas. “Tatitas. Nunca é Tarde”, da dupla chilena Pepe’s Show é às 14.30 horas, no Teatro Municipal. “Alive! In Concert”, da austríaca Tanja Simma, é a proposta para a noite desse primeiro dia de espetáculos. No final, há uma “jam clown session”.
Sábado e domingo (dias 12 e 13), a oficina “Circo por Miúdos” vai estacionar no Jardim da Alameda, entre as 10 horas e o meio-dia e das 16.30 horas às 18 horas, e a Nuvem Voadora vai ensinar aos mais pequenos todos os truques do circo. Sábado, às 15.30 horas, no mesmo local, Tortell Poltrona apresenta “Post Clàssic”. À noite, a partir das 21.30 horas, a Gala Solidária reúne, no Teatro Municipal, todos os artistas do Encontro. Os 10 euros do bilhete revertem integralmente para a “Palhaços sem Fronteiras” e, no final, há festa no Bar do Auditório Municipal.
“Ridi Pagliaccio”, pela companhia espanhola Asaco, é o último espetáculo do XI Encontro. É no domingo, às 15.30 horas, no Jardim da Alameda e é de acesso gratuito.