Enfermeiros do IPO de Coimbra ainda sem resposta sobre dia de férias por cada 10 anos de trabalho
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) diz que o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra questionou a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) sobre a atribuição de um dia de férias por cada 10 anos de serviço a enfermeiros com contrato individual de trabalho.
Corpo do artigo
O sindicato assegura que vai esperar, no máximo, duas semanas por uma resposta.
"O IPO fez essa questão e, nos próximos dias, tudo leva a crer que obterão a resposta por parte da tutela relativamente à atribuição de mais um dia de férias. O nosso compromisso com a administração foi, entre uma semana a 15 dias, aguardar por essa resposta e em função dessa mesma resposta agiremos em conformidade", afirma Paulo Anacleto, coordenador do SEP de Coimbra.
Os enfermeiros com contrato individual de trabalho do IPO de Coimbra exigem a atribuição de um dia de férias por cada 10 anos de serviço, à semelhança do que acontece com os profissionais que têm contrato em funções públicas.
O SEP esteve, esta terça-feira, reunido com a administração do IPO de Coimbra e Paulo Anacleto diz ter a "expectativa da obtenção da resposta". "Se a resposta não vier num prazo razoável de até 15 dias, reuniremos com os enfermeiros no sentido de fazer a iniciativa que tínhamos inicialmente previsto", assinala.
No mês passado, o sindicato tinha avançado que, caso o IPO de Coimbra desse uma resposta negativa, iria realizar uma vigília para denunciar a situação. "Agora, acho que temos de dar o benefício da dúvida. Face àquilo que foi a nossa iniciativa, o IPO questionou a ACSS. Agora, face a esse questionamento, vamos ver qual é a resposta", afirma.
Ainda assim, se a resposta for negativa, Paulo Anacleto diz que "é estranho, no mínimo, estranho", uma vez que 22 instituições do Serviço Nacional de Saúde já atribuíram o dia de férias. "O que é que irá dizer a ACSS a 22 instituições que já o fizeram e que as pessoas já gozaram as férias?", questiona.
No IPO de Coimbra, de acordo com o SEP, há 174 enfermeiros com contrato individual de trabalho.