Uma equipa de saúde do Hospital José Joaquim Fernandes e dos Cuidados de Saúde Primários de Beja, composta por médicos e enfermeiros, está no lar da Mansão de São José, para avaliar o estado de saúde dos infetados que existem na instituição.
Corpo do artigo
De acordo com informação da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), das 126 pessoas que diariamente frequentam a Mansão de São José (89 utentes e 37 funcionários), há 83 casos positivos entre os utentes, um dos quais está internado na Enfermaria covid do Hospital José Joaquim Fernandes e, 14 funcionários. Entre os utentes há ainda 1 caso negativo e 5 inconclusivos e dos funcionários 13 são negativos e 10 inconclusivos.
12922452
O caso foi detetado na sequência da testagem positiva, na segunda-feira, de uma utente e de uma funcionária, tendo a Autoridade de Saúde Pública da ULSBA optado por realizar testes a todos os utentes e funcionários da instituição. Os testes foram efetuados pelo ABC-Algarve Biomedical Center, Centro Académico de Investigação e Formação Médica do Algarve.
Segundo apurou o JN, a equipa de saúde que está no lar vai avaliar se é necessário retirar todos os utentes e funcionários infetados para um local alternativo a fim de descontaminar as instalações da Mansão de São José. Caso se conclua que existe essa necessidade, a Base Aérea 11 tem instalações preparadas para receber os 76 casos positivos da Mansão de São José. De momento desconhecem-se as ramificações de contágios provocados pelos funcionários nos seus contactos familiares e sociais.
A Mansão de São José pertence a uma Ordem Religiosa e tem instalações na Rua de São Gregório, no Centro Histórico da cidade, onde está radicado o foco e é só destinada a mulheres; e na Quinta da Navarra, na Estrada Militar, que liga o IP2 à Base Aérea 11, também em Beja, onde se desconhece se há casos positivos.
Num balanço da situação da pandemia de covid-19 na área do concelho de Beja, a edilidade revelou que, até às 24 horas de segunda-feira, o total de infetados (número cumulativo) era de 148 casos, existindo 78 ativos, 68 recuperados e 2 óbitos.