Equipa que já salvou 100 pessoas no mar em Espinho ganha "quartel" junto à praia
Depois de cinco anos em condições precárias num apoio de pesca, o Dispositivo de Salvamento Aquático (DSA) de Espinho, que já auxiliou 100 pessoas em dificuldades no mar e efetuou mais de 500 operações relacionadas com assistência a banhistas, vai ter instalações definitivas.
Corpo do artigo
A nova base, uma espécie de pequeno quartel revestido a madeira no acesso ao areal da Praia dos Pescadores, em Silvalde, permitirá uma vigilância mais eficaz e permanente em toda a frente de praia do concelho. “Faz sentido que os meios estejam o mais próximo possível da praia, prontos a entrar na água. Isto permite que a mobilização dos meios seja mais rápida do que é atualmente”, assinalou Pedro Louro, comandante dos Bombeiros do Concelho de Espinho e responsável pela Proteção Civil concelhia.
As obras estão praticamente concluídas. A nova casa irá oferecer à equipa especializada no salvamento aquático dos Bombeiros do Concelho de Espinho as necessárias condições para operacionais e equipamentos. “Este dispositivo está desde 2019 instalado em condições precárias, que condicionam a capacidade operacional de salvamento aquático e que não dignificam a atividade dos profissionais altamente qualificados e especializados que prestam este serviço público de grande relevância”, admite a presidente da Câmara de Espinho, Maria Manuel Cruz.