<p>A Ericeira poderá vir a ser a primeira região da Europa, e segunda do Mundo, a ter uma Reserva Mundial de Surf, a partir do final de 2011, caso a organização "Save the Waves" valide a candidatura ontem apresentada pela Câmara Municipal de Mafra.</p>
Corpo do artigo
A candidatura, que foi ontem apresentada e partiu da Câmara Municipal de Mafra, é apoiada por diversas entidades públicas e privadas e compreende a faixa costeira que vai desde a Praia da Empa à Praia de S. Lourenço.
Hélder Silva, vereador do Turismo de Mafra, avançou que a candidatura portuguesa foi submetida oficialmente a semana passada à organização norte-americana Save the Waves, que criou, segundo o responsável, um reconhecimento semelhante ao da Unesco com o seu World Save Resorts.
"A Ericeira é reconhecida internacionalmente pelas condições para a prática do surf, possui características naturais únicas de 11 quilómetros de costa com 22 ondas, sete delas que vão ser candidatas", explicou Hélder Silva.
Desta forma, as setes ondas da Pedra Branca, Reef, Ribeira de Ilhas (onda mais consistente), Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço vão candidatar-se a Reserva Mundial de Surf, sendo que a primeira distinção deste tipo foi entregue a semana passada à praia de Malibu, na Califórnia.
Os objectivos prendem-se com a promoção da protecção dos recursos naturais da Ericeira (ondas, costas, praias) e reforçar o seu reconhecimento nacional e internacionalmente.
Como projectos de apoio à candidatura nacional, Hélder Silva anunciou o Plano Pormenor de Ribeira de Ilhas, um investimento de requalificação de 2,2 milhões de euros (50 % financiado pelo QREN, 25 % pelo Turismo de Portugal e o restante pela autarquia de Mafra) e a realização de uma prova do Mundial de surf, entre 19 e 24 de Outubro.
Além disso, vão ser também investidos cerca de 800 mil euros na requalificação da arriba a sul de Ribeira de Ilhas.