Ernesto, Sousa, Adelino e Albino são Sapadores Florestais e atores em campanha de prevenção
A Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave lançou, esta semana, a campanha digital de sensibilização “A Floresta é Nossa – A Responsabilidade Também”, com o objetivo de promover junto da população comportamentos preventivos no que respeita aos incêndios florestais.
Corpo do artigo
Lançada a 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – a campanha decorre até ao próximo dia 17, data em que se assinala o Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais. Constituída por sete vídeos concebidos, protagonizados e produzidos pelos próprios sapadores, a campanha decorre exclusivamente nas redes sociais da CIM do Ave.
Ernesto, Sousa, Adelino e Albino são alguns dos protagonista da campanha com vídeos de curta duração e linguagem acessível, inspirados na experiência de campo e nas vivências pessoais dos operacionais, os quais deixam conselhos úteis para o cidadão comum, abordando temas como a realização segura de queimadas, a limpeza das matas ou a importância da vigilância e da denúncia de comportamentos de risco.
“Os nossos sapadores falam com a autoridade de quem vive o risco todos os dias. Esta campanha é proximidade, prevenção e serviço público”, afirma Marta Coutada, primeira secretária da CIM do Ave. “É também uma forma de honrar a memória das vítimas e reforçar a cultura de responsabilidade coletiva perante a floresta”.
Participaram na produção nove dos dez sapadores da Brigada Intermunicipal da CIM do Ave, numa iniciativa inédita que alia conhecimento técnico, proximidade com o território e um forte compromisso cívico.