A Bolsa de Mérito João Lopes, instituída pelo Clube Escape Livre em colaboração com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), assinala este ano a sua décima edição. Esta iniciativa visa reconhecer e premiar a excelência académica de estudantes do Curso de Comunicação e Relações Públicas do IPG.
Corpo do artigo
João Lopes, que morreu em 2014, foi um colaborador do Clube Escape Livre e uma figura reconhecida na cidade da Guarda e na região. O seu trabalho e compromisso com o conhecimento e a área da comunicação foram o fundamento para a criação da Bolsa de Mérito João Lopes, em 2015.
Visa atribuir 1500 euros ao aluno que demonstre o melhor percurso académico no referido curso, tendo como objetivo apoiar os estudantes e incentivar o seu desenvolvimento profissional.
E ano, a bolsa foi entregue por Beatriz Lopes, filha do homenageado, a Mónica Patrícia Martins Saraiva, que se junta-se assim à lista de laureados que inclui Tatiane Pais dos Santos e Catarina Nunes Rodrigues (2015), Paula Rosa Marques (2016), Catarina Graça (2017), José Luís Correia Lopes (2018), Natacha Maria Fernandes (2019), Ana Matilde Magalhães Lopes (2020), Mariana Lucas Neca (2021), Catarina da Silva Ferreira (2022) e Mariana Pires Ferreira (2023).
No encerramento da sessão solene, realizada no auditório do IPG, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, referiu a importância da manutenção desta bolsa ao longo de uma década.
Luís Celínio lembrou o amigo e mostrou-se “orgulhoso que tenha sido possível, com a colaboração do IPG, oferecer esta Bolsa de Mérito em honra e memória do João Lopes ao longo de dez anos! O percurso académico de excelência deve ser premiado, pois a auto exigência, profissionalismo e responsabilidade são valores que o João perseguia e colocava em prática. O esforço do Clube Escape Live para manter viva esta homenagem sublinha a forma como encaramos a nossa responsabilidade social e a memória dos nossos amigos".