Obra de requalificação orçada em 1,5 milhões de euros arranca no final deste mês e estará concluída durante o próximo ano.
Corpo do artigo
Antiga residência familiar datada do século XVIII, a Escola Básica da Ponte, na zona da Boavista, no Porto, vai ter os espaços requalificados e ampliados graças a uma intervenção orçada em cerca de 1,5 milhões de euros. O projeto foi apresentado na tarde desta terça-feira, na Escola Básica Manoel de Oliveira, a toda a comunidade escolar, que pôde esclarecer dúvidas junto do presidente da Câmara, Rui Moreira.
A obra, a cargo da empresa municipal GO Porto, deverá arrancar no final deste mês, contemplando a criação de uma sala polivalente e de uma biblioteca, as quais serão construídas na zona de ampliação do edifício, que tem valor histórico e patrimonial. Na cobertura verde do novo edifício será ainda criada uma horta pedagógica, revelou a autarquia.
Está, também, prevista a reconfiguração das salas de aula, onde estudam cerca de 150 alunos do 1º ciclo. No recreio serão colocados "bancos, mesas, bebedouros e papeleiras", indica a Câmara, referindo, ainda, que "o pavimento será substituído por uma superfície drenante".
Bloco de escalada
Os campos de jogos terão relva sintética, havendo lugar, ainda, à "instalação de um bloco de escalada para usufruto dos alunos", adianta a autarquia, explicando que "a intervenção vem atender diferentes necessidades identificadas pela comunidade escolar".
Com um prazo de execução de um ano, a obra de requalificação do edifício, que foi reconvertido numa escola no século XX, inclui, ainda, um novo espaço de portaria e acolhimento. "A requalificação da Escola Básica da Ponte insere-se no esforço do Município para melhorar o parque escolar da cidade", o qual "é, hoje, composto maioritariamente por escolas modernas, com boas condições infraestruturais, muito cómodas e bem equipadas", realça o presidente da Câmara.
"Uma escola pública de qualidade potencia a igualdade de oportunidades, a redução das assimetrias socioeconómicas e a promoção da cidadania ativa", salienta Rui Moreira. O autarca sublinha que, "nos últimos dez anos, o Município do Porto investiu cerca de 75 milhões de euros na beneficiação de edifícios escolares da cidade", sendo que "este investimento inclui 11 milhões de euros só para a requalificação de escolas no ano letivo de 2024-2025".