A Escola Básica de Leça do Balio, em Matosinhos, está encerrada por indicação do delegado de saúde. Em causa estão “problemas na qualidade da água externa”.
Corpo do artigo
A Escola Básica de Leça do Balio, pertencente ao Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua, encerrou, esta quinta-feira, por terem sido detetados “problemas na qualidade da água externa”.
A situação, que foi apurada pelo delegado de saúde de Matosinhos, levou à suspensão do “fornecimento de água à escola” e consequente cancelamento das atividades letivas, nestas quinta-feira e sexta-feira.
“A escola e os serviços da Câmara Municipal de Matosinhos estão a desenvolver esforços para que, na próxima segunda-feira, 20 de novembro, as aulas possa ser retomadas”, informa a diretora do Agrupamento, Isabel Morgado, numa nota enviada aos pais.
"Das análises preventivas efetuadas regularmente às redes internas dos edificados no âmbito do Plano de Prevenção e Controlo de Segurança dos equipamentos municipais, foram detetadas variação anómalas em dois pontos da rede interna da Escola de EB de Leça do Balio, pontos estes localizados no exterior do edificado", confirma, ao JN, a Câmara de Matosinhos.
A Autarquia garante que já "foram tomadas medidas preventivas, de acordo com as normas internas e em estreita articulação com o Delegado de Saúde de Matosinhos". Mas ressalva que "no interior do edificado" não foram "verificadas quaisquer alterações às análises".
"A atividade letiva será retomada normalmente na próxima segunda-feira e o trabalho preventivo de monitorização continuará nesta e em todos os restantes equipamentos", assegura ainda a Câmara de Matosinhos.