Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos leva ao palco "Manifesto da Felicidade"
A peça de teatro "As crianças que já fui (Manifesto da Felicidade)", a levar ao palco esta terça-feira, é interpretada por 25 jovens da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (E2OM), que também construíram o guião. O espetáculo terá lugar no Teatro Flor de Infesta, em São Mamede, e já tem lotação esgotada.
Corpo do artigo
"As artes são o grande pilar desta escola". Quem o diz é André Eiras, mediador juvenil na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. Apesar de atuar na áreas de formação vocacional, certificação, artes e desenvolvimento pessoal e social, para André, "as artes é a cola que une todas as outras áreas do saber".
O espetáculo, fruto de reflexões sobre infâncias e sonhos não realizados, é construído a partir das palavras dos próprios jovens, que não só atuam, como também dirigem a peça. "Começou com uma reflexão sobre as nossas infâncias e que crianças é que já fomos, que sonhos tinham e que ainda não foram vividos. Depois há uma segunda reflexão sobre o que podia ser melhor em mim, à minha volta e no mundo", conta André sobre o processo criativo. "A partir destas ideias construiu-se um guião", acrescentou.