Projeto de recuperação da Secundária José Falcão vai ser feito pela Universidade. Nas salas e corredores, percorridos por Teófilo Braga e Torga, chove, há tetos a cair e pisos levantados.
Corpo do artigo
A Secundária José Falcão, em Coimbra, escola de figuras como o ex-presidente da República Teófilo Braga e o escritor Miguel Torga ou o poeta Manuel Alegre, vai ser reabilitada depois de vários anos de avanços e recuos. O projeto já foi aprovado pela Câmara e o protocolo com o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, responsável pelo projeto, foi assinado na última semana. Após o projeto avança o concurso para a obra, que deverá estar concluída num prazo de três anos e meio (18 meses para o projeto e 24 para a empreitada). O "Liceu José Falcão", com quase dois séculos de existência, está em elevado estado de degradação, com chuva a cair dentro do espaço, azulejos caídos e o chão das salas levantado.
"Num dia de chuva temos salas inoperacionais. Como as turmas são grandes é difícil mudar os alunos de sala e temos de usar o anfiteatro, por exemplo. Os constrangimentos são muitos, o chão de algumas salas abateu, temos buracos nos corredores. Admito que não será uma intervenção fácil", descreve a diretora, Isabel Amoroso Lopes.