
Escola primária de Nespereira, em Vale de Bouro, Celorico de Basto
Foto: Direitos reservados
A antiga Escola Primária da Nespereira, em Vale de Bouro, está a ser alvo de uma reabilitação integral promovida pelo Município de Celorico de Basto, no âmbito de uma candidatura aprovada pelo Plano de Reabilitação e Resiliência. A modernização do espaço foi financiada com um valor de 124 884,82 euros.
Durante décadas, o edifício foi um espaço de ensino e aprendizagem. Contudo, com a implementação da Carta Educativa e a criação de centros escolares, deixou de ter utilização regular, acabando por se degradar ao longo dos anos. A intervenção encontra-se em fase final.
O edifício está a ser adaptado para integrar a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, e assim reforçar a capacidade de resposta do Município em emergências sociais, podendo garantir acolhimento digno e seguro a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.
"Infelizmente, sentimos que, com esta catástrofe que o nosso país atravessa, é impreterível ter à nossa disposição espaços que protejam as nossas populações", comentou o presidente da autarquia, José Peixoto Lima.
Esta intervenção não é um caso isolado, pois outros espaços públicos estão igualmente a ser intervencionados no âmbito da BNAUT. Um dos exemplos é a Escola Primária do Souto-Ribas, que foi reabilitada e inaugurada em novembro do ano transato, para as mesmas funções.
