Infiltrações no edifício de Santa Comba Dão colocam em perigo crianças. Alunos transferidos na próxima semana.
Corpo do artigo
O Centro Escolar Norte, em Treixedo, Santa Comba Dão, vai encerrar portas na próxima semana e os cerca de 100 alunos que o frequentam serão transferidos para duas escolas localizadas na sede do concelho.
O estabelecimento de ensino, que custou mais de três milhões de euros, foi inaugurado em 2010 pelo então Presidente da República, Cavaco Silva. Pouco tempo depois da abertura, o edifício começou a apresentar vários problemas estruturais, evidenciando-se as infiltrações. O Município ainda tentou remediar a situação, realizando algumas obras, mas os defeitos na cobertura permaneceram, continuando a chover dentro da escola. A água chega mesmo às salas onde estão as crianças.
"A única solução é uma intervenção de fundo, substituindo a tela ou colocando uma nova cobertura. Dado que é um trabalho demorado e oneroso decidimos para já encerrar a escola", justifica Leonel Gouveia, presidente da Câmara, sem adiantar quanto custarão as novas obras.
As crianças, que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º ciclo, serão transferidas no início da próxima semana. As turmas do 3.º A e do 4.º ano serão transferidas para a EB 2,3 da cidade. Já as restantes classes frequentarão, a partir de segunda-feira, o Centro Escolar do Centro. O processo de mudança dos materiais e dos mobiliários será efetuado, de forma gradual, nos próximos dias.
O autarca socialista explica que por uma questão de segurança foi decido proceder já essa mudança porque as últimas chuvas demonstraram que a situação do centro escolar "se estava a agravar". "Há placas do teto, em pladur, que ao ficarem cheias de água acabavam por cair. Há também problemas elétricos", diz.
Pais concordam
Já os encarregados de educação falam numa decisão "sensata", que só peca por tardia. "Estamos perante uma situação de segurança das crianças. Lamentamos que se tenha chegado a esta situação de infiltrações que se verifica há mais de meia dúzia de anos", afirma o presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão. Luís Nunes.
Transporte salvaguardado
O Município garante o transporte das crianças, do jardim-de-infância e do ensino primário, para as duas novas escolas num serviço que está assegurado até o Centro Escolar Norte reabrir. Tanto o Centro Escolar do Centro, como a Escola Básica, na cidade de Santa Comba Dão, ficam a meia dúzia de quilómetros de Treixedo. A Autarquia diz que os alunos beneficiarão de um apoio já disponível noutras escolas.