As escolas e o ensino pré-escolar de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, vão encerrar já a partir de segunda-feira, na sequência do surto de covid-19 detetado num lar de idosos.
Corpo do artigo
12334267
A decisão foi tomada numa reunião realizada este domingo, ao final da manhã, entre as autoridades locais e o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Seguro Sanchez, que coordena o combate à pandemia na região.
O ensino passará a ser feito à distância. "No fundo, trata-se apenas de uma antecipação de três dias do final do período letivo. No caso do ensino secundário, as matérias estão recuperadas e vão terminar com aulas à distância", explicou o presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz à agência Lusa.
O autarca garantiu ainda que não dispõe de dados que indiquem a necessidade de impor uma cerca sanitária ao concelho.
O surto de covid-19 detetado, esta semana, na estrutura residencial para idosos (ERPI) Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva regista, até ao momento, 62 casos positivos: 17 em funcionários e 45 em utentes.
200 testes feitos na comunidade
De acordo com o presidente da autarquia local, José Calixto, foram realizados cerca de 200 testes à covid-19 na comunidade, uma parte deles por indicação do SNS 24 e outra por iniciativa própria dos cidadãos.
De recordar que, no sábado à noite, quatro idosos infetados do referido lar foram transportados para o hospital, por precaução, sendo que um deles já teve alta.