Três instituições do 1º ciclo mantêm-se para dar resposta aos imigrantes. Nova EB João Mattoso não chega.
Corpo do artigo
Os três estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo cujo encerramento estava previsto após a abertura da EB José Mattoso, o novo centro escolar dos Marrazes, em Leiria, vão manter-se abertos, para dar resposta ao aumento de alunos no concelho, sobretudo imigrantes. A nova escola está a funcionar desde segunda-feira, na Componente de Apoio à Família (CAF), mas as aulas só começam no dia 12.
"Ao longo dos últimos anos, houve uma evolução demográfica nesta área periurbana, em resultado da imigração, que fez com que houvesse um aumento da população escolar", justifica Anabela Graça, vereadora da Educação. Aliás, adianta que já no ano passado, houve necessidade de usar um espaço da Escola de Formação Social e Rural, e outro da Junta de Freguesia dos Marrazes, para abrir duas salas para Jardins de Infância.
A EB e Jardim de Infância de Marrazes, o Jardim de Infância Quinta do Amparo e o Jardim de Infância Bairro das Almuinhas vão continuar, assim, a funcionar, ao contrário do que estava previsto na Carta Educativa.
Consciente de que a EB José Mattoso tem melhores condições, a vereadora da Educação garante, contudo, que há uma preocupação da autarquia com a "equidade", pelo que estão ser feitas obras de reabilitação. A título de exemplo, refere que a EB dos Marrazes foi pintada no ano passado e, este ano, vai ter chão, caixilharias, janelas e telhado novos.
A autarca diz que conseguiram ainda resolver o problema dos desdobramentos de horários, pelo que os alunos vão passar a ter aulas das 9 às 17 horas. "O espaço da EB da Quinta do Alçada, dos Marinheiros, dos Pinheiros e dos Marrazes está agora adequado ao número de alunos, o que vai ter impacto na qualidade das aprendizagens", acredita. Além disso, a EB da Quinta do Alçada vai ser ampliada para ter uma sala de CAF, e a EB dos Marinheiros vai sofrer "melhoramentos".
A EB José Mattoso tem oito salas do Pré-Escolar e 16 salas do 1.º Ciclo, que darão resposta a 600 alunos. Segundo dados da Câmara, no ano letivo de 2020/2021, o Agrupamento de Escolas dos Marrazes tinha 420 alunos no Pré-Escolar, 938 no 1.º Ciclo, e 611 nos 2.º e 3.º Ciclo (1969 alunos), enquanto este ano letivo tem 542 no Pré-Escolar, 1055 no 1.º Ciclo, e 685 nos 2.º e 3.º Ciclo (2282 alunos). No concelho, havia 10979 alunos matriculados em 2020/2021, enquando agora são 12047, mais 1068.