Daqui a duas semanas já não estará vivo, mas até lá, com os seus mais de 500 quilos, é a atração de uma pequena quinta da Póvoa de Lanhoso. Chama-se Reco e é provavelmente o maior porco do país. "Já o pai, também Reco de nome, pesava em carne limpa 400 quilogramas", diz o ex-emigrante na Suíça, por estes dias transformado em "relações públicas" das visitas que Reco tem recebido.
Corpo do artigo
Desde simples curiosos, a alunos de escolas e jardins de infância, todos os caminhos vão dar a Reco. "Até de Montalegre já vieram cá. Um amigo pôs uma foto nessa coisa da Internet e as pessoas não acreditam. Vêm até Lanhoso e ficam espantadas", explica Acácio Soares, que vive, com a mulher, Maria Carminda, na Rua de Bagães, não muito longe do centro da vila de Maria da Fonte.
"Temos aqui todo o tipo de patos, pois temos um laguito e eles fazem passagem por lá. Temos pavões, cães e gatos, gansos, entre outro animais e vivem todos em harmonia", resume Acácio Soares.
Reco, esse, está calmo e vai-se movendo com dificuldade, mas aprecia batata, couve e tudo que lhe colocam "à mesa". Mesa onde, provavelmente, vai parar. "Nem quero pensar nisso, pois para mim é uma companhia. Não consigo estar bem comigo à medida que se aproxima esse dia", explica o proprietário.