As escolas das sete ilhas dos grupos Central e Oriental dos Açores vão estar, esta quinta-feira à tarde, encerradas como medida de precaução devido ao mau tempo no arquipélago, informou o executivo regional.
Corpo do artigo
Numa nota divulgada ao início da tarde, o Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional salienta que "a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura determinou, como medida de precaução, o encerramento na tarde desta quinta-feira de todos os estabelecimentos de ensino das ilhas dos grupos Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), que se encontram sob aviso vermelho por parte dos serviços de meteorologia".
Já esta manhã a secretaria tinha anunciado o encerramento, durante todo o dia, das escolas da ilha Terceira, nos Açores, e no concelho da Povoação, ilha de São Miguel, devido ao mau tempo.
O mau tempo já provocou o deslizamento de terras no Faial da Terra, em São Miguel, onde morreram três homens.
Na ilha Terceira, no grupo Central, o mau tempo causou também um ferido sem gravidade e 30 desalojados devido ao transbordo de uma ribeira em Porto Judeu.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os grupos Central e Oriental dos Açores sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de chuva forte até ao final do dia.
O aviso vermelho, que significa "situação meteorológica de risco extremo", atinge os grupos Oriental e Central até às 23.59 de quinta-feira.