Escolas fechadas em Alijó e Vila Pouca de Aguiar por causa da neve

Foto: Nuno Pinto Fernandes / Arquivo
As aulas estão esta quarta-feira suspensas nos concelhos de Alijó e de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, devido à queda de neve, segundo fontes dos municípios e um agrupamento de escolas.
A Câmara de Alijó disse que, na sequência do agravamento das condições do tempo e por forma a garantir a segurança de toda a comunidade escolar, as aulas se encontram suspensas durante o dia de hoje no concelho.
"Apela-se à população para que circule com a máxima prudência nas estradas, sobretudo nas zonas mais altas do concelho, onde a presença de gelo e neve poderá originar condições de perigo", apelou, garantindo que o município está a acompanhar, de forma permanente, a evolução das condições meteorológicas, em estreita articulação com a Proteção Civil e as forças de segurança.
Num aviso dirigido à comunidade escolar, o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar disse também que não estão hoje garantidas as condições de segurança para o transporte dos alunos, pelo que as atividades letivas estão suspensas.
Também a Câmara de Vila Pouca de Aguiar referiu, em comunicado, que, devido à intensidade da queda de neve nas zonas da montanha, Jales e Alvão, não será possível fazer os transportes escolares.
"Por questões de segurança e após análise com a Proteção Civil, foram cancelados os transportes escolares. A previsão é de melhoria após as 9 horas. Já se está a proceder à limpeza das estradas municipais para ficarem transitáveis", informou ainda.
A autarquia alertou para impactos prováveis decorrentes da queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, como vias interditadas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.
No concelho vizinho de Vila Real, o município disse que as escolas vão abrir "normalmente", contudo, advertiu que "em alguns locais os transportes escolares poderão não conseguir efetuar os percursos habituais, por motivos de segurança, devido às dificuldades de circulação nas estradas afetadas pela neve e gelo".
Na sequência da passagem da tempestade associada à depressão Kristin, a autarquia da sede do distrito informou que, pelas 07:30, existiam várias localidades do concelho com queda de neve, "registando-se estradas intransitáveis e outras muito condicionadas à circulação, sobretudo nas zonas de maior altitude".
Os serviços municipais de Proteção Civil "têm os meios distribuídos no terreno, no entanto, face à extensão do território afetado e às condições meteorológicas adversas - queda de neve a cotas mais baixas do previsto - ainda não foi possível acorrer a todas as situações identificadas".
O município de Sabrosa informou que as escolas vão abrir e funcionar normalmente no dia de hoje, mas adiantou que, devido à queda de neve ocorrida na última noite e à acumulação de neve que ainda se regista em algumas estradas do norte do concelho, alguns circuitos de transporte escolar não estão a realizar-se.
Ainda no distrito, hoje também não há aulas em Montalegre, numa decisão tomada antecipadamente na terça-feira, verificando-se esta manhã constrangimentos em troços de algumas autoestradas da região, como a A4, A7 e A24.
Segundo a GNR, o Itinerário Principal 4 (IP4), entre os nós da Campeã (Vila Real) e da Aboadela (Amarante), num troço na zona da serra do Marão, encontra-se fechado por causa da queda de neve.
Portugal continental está hoje a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Uma pessoa morreu de madrugada em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, quando o carro em que seguia foi atingido por uma árvore.
