A Câmara de Loulé vai continuar a fornecer almoços aos alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar provenientes de famílias carenciadas ou com problemas económicos durante as férias do Natal.
Corpo do artigo
Os pais e encarregados de educação dos alunos que integrem os escalões A e B terão de fazer uma pré-inscrição junto dos estabelecimentos de ensino para que as crianças tenham acesso às refeições, entre 20 e 31 de Dezembro.
O presidente da autarquia de Loulé, Seruca Emídio (PSD), disse à Lusa que a medida "foi inicialmente adoptada pelas Câmaras do Porto e de Gaia" e o seu município "achou que era positivo e fazia sentido dar este apoio" às crianças durante as férias do Natal. As refeições serão fornecidas em três escolas do concelho.
"Tenho a consciência de que, particularmente nos três principais núcleos populacionais do concelho, que são Loulé, Quarteira e Almancil, há muitas crianças que o melhor que têm em termos alimentares são as refeições servidas na escola", afirmou o autarca.
Seruca Emídio acrescentou que "há muitas famílias que ficaram em situação financeira difícil devido ao desemprego" e "as crianças encontram-se em situação vulnerável" em termos de alimentação.
"E eu tenho a prova disso porque todos os dias sou confrontado na autarquia com pedidos de ajuda por parte de munícipes para pagar a água, a luz ou para alimentação", frisou.
O autarca sublinhou ainda que "a câmara não vai recusar apoio a ninguém" e pode "disponibilizar refeições a crianças provenientes de agregados que não integrem os escalões A e B, mas que se confirmem estar em situação carenciadas neste momento".
Seruca Emídio explicou também que a medida não implicará mais custos além das refeições, porque "os funcionários das cantinas escolares não se encontram de férias" durante a pausa de Natal e "têm que cumprir o horário de trabalho na mesma".