Dois aviões de combate a incêndios vão descolar de Málaga, em Espanha, com destino ao aeroporto da Madeira, na quinta-feira, para auxiliar no combate ao incêndio que lavra desde o passado dia 14 na ilha.
Corpo do artigo
Os dois Canadair da Força Aérea de Espanha têm descolagem agendada para quinta-feira, em Málaga, com aterragem prevista na Madeira pelas 11 horas e cerca das 13 horas, segundo avança o "Diário de Notícias Madeira".
"Encontramos estas informações nas aplicações de rastreamento de voo, como Flight Radar e Radar Box, e por agora está agendado", indicou Alexandre Camacho, membro da equipa do Madeira Airport Spotting, ao jornal madeirense, que confirmou o envio dos dois aviões com "dados internos e operacionais do Aeroporto da Madeira - uma vez que o local onde vão 'estacionar', na placa do aeroporto, já está destinado".
Estes aparelhos têm" capacidade de recolher aproximadamente 6 mil litros de água no espaço de 12 segundos" o que "é seis vezes superior à resposta do helicóptero que opera, neste momento, na Madeira", salienta a mesma fonte.
Mais tarde, o Governo anunciou que vai ativar "na próxima hora" o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para que possam ser enviados "dois aviões canadair" para ajudar no combate ao incêndio que lavra há oito dias na Madeira, disse fonte do executivo.
"Vai ser ativado na próxima hora o Mecanismo Europeu de Proteção Civil de forma a que possam vir dois aviões canadair com tipologia própria para atuar na Madeira", indicou à Lusa fonte do Governo da República.
Proteção Civil envia reforço
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai reforçar com mais 60 elementos o combate ao incêndio que lavra na Madeira.
O contingente, que partiu já esta tarde, é constituído ainda por 29 bombeiros da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), 15 bombeiros voluntários da região da Grande Lisboa e 15 militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.
Um primeiro contingente da ANEPC com 76 elementos partiu no sábado passado para a Madeira.