Arranca no próximo dia 19 a Festa do Senhor de Matosinhos, tida como uma das maiores romarias do Norte do país. Com um orçamento "controlado" de 300 mil euros, embora superior ao do ano passado, o Município conta com uma enchente semelhante à do ano passado: 1,8 milhões de pessoas. O cantor Fernando Daniel, que atua na noite do dia 26, é o cabeça-de-cartaz da festa.
Corpo do artigo
Mesmo sabendo que 2022 foi um ano "atípico", porque "foi o regresso da festa depois da pandemia", Fernando Rocha, vereador da Cultura, assume que "a Câmara está à espera de uma grande adesão de público".
Para isso, não só está a ser preparado um "grande dispositivo, articulado entre a PSP, Proteção Civil e Polícia Municipal -só na noite do fogo de artifício, no dia 27, estarão mais de duas centenas de profissionais no terreno - como voltará a haver um posto médico avançado no meio da festa".
Já para evitar o problema da falta de estacionamento, o autarca sugere que "as viagens sejam feitas preferencialmente de metro", salientando que haverá "reforço de carruagens". Mas se o carro for o meio usado, Fernando Rocha alerta: "Procurem parques de estacionamento na periferia".
Sendo certo que o fogo-de-artifício é um dos momentos altos destes 24 dias de festa (a romaria acaba a 11 de junho), Fernando Rocha revelou que será da responsabilidade da empresa "Macedos Pirotecnia - que costuma fazer o S. João do Porto e de Gaia e a Passagem de Ano na Madeira -, volta a ser lançado do interior do Porto de Leixões, durará cerca de 25 minutos, incluindo raios laser, e arrancará com a música "Oh Senhor de Matosinhos", chegando a ver-se a imagem do Bom Jesus de Matosinhos no céu".
Outra das atrações a não perder é a procissão, no dia 28, marcada para as 16 horas, e com a tradicional paragem junto ao monumento ao Senhor do Padrão, local onde, segundo a lenda, terá dado à costa no dia 3 de maio do ano 124, a imagem do Bom Jesus de Matosinhos.
No dia do feriado municipal, a 30 de maio, a missa solene, às 11 horas, será proferida por D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto.
Neste dia, Fernando Rocha destaca ainda o lançamento do livro "Matosinhos memória e coração da feira da louça - uma resposta para a nostalgia", da autoria de Hélder Pacheco, às 16 horas, no salão nobre da Câmara. Já às 19 horas acontece o fogo dos bonecos, às 19 horas, na Praça 25 de abril, sendo o Senhor de Matosinhos "a única romaria que mantém esta tradição", sublinhou o autarca.
Montagem das bancas
De acordo com o vereador Fernando Rocha, os vendedores da feira da louça começam a montar as bancas no próximo fim de semana, uma semana antes do arranque da festa
Horários
Durante a semana, a romaria dura até à meia-noite, aos fins de semana pode estender-se até às duas da manhã; já na noite do fogo-de-artifício as diversões duram até às quatro da manhã.
Recriação histórica
A Câmara de Matosinhos volta este ano a contribuir para as flores que vão embelezar a igreja do Bom Jesus de Matosinhos. No dia 29, pelas 21.30 horas, à porta da igreja, haverá uma recriação de como era a romaria no século XIX.