
Espetáculo sobre a ria de Aveiro é um dos mais atrativos
Foto: Adriano Coutinho
Arranca esta quinta-feira a romaria de São Paio da Torreira, um evento que atrai anualmente milhares de pessoas à praia da Torreira, no concelho da Murtosa. Até domingo há música, corridas de embarcações e espetáculos de fogo-de-artifício sobre o mar e a ria.
Para garantir a festa, a câmara investe 300 mil euros, sensivelmente o mesmo do ano passado. Mas o retorno previsto na economia local deverá ser bem maior. “Nunca fizemos um estudo de viabilidade económica, mas temos alguns indicadores. No ano passado, no período da festa, levantou-se mais de 1,3 milhões de euros nas caixas multibanco, a que se somam os pagamentos feitos de forma direta”, um sinal de que este é um evento que gera um “movimento económico relevante”, explicou, ao JN, o presidente da câmara, Joaquim Baptista.
A avenida principal e duas transversais estarão repletas de bancas de comércio variado. Os diversos tipos de alojamento, incluindo o parque de campismo, deverão ficar lotados estes dias, com pessoas vindas, sobretudo, do norte do distrito de Aveiro e da região do Porto. A área para campismo livre, uma modalidade habitual nesta romaria, irá manter-se junto ao complexo desportivo, onde foram instalados sanitários.
Acima de tudo, tradição
Segundo Joaquim Baptista, a festa de São Paio “é, acima de tudo, tradição”. Prova disso são as corridas de chinchorros e de bateiras à vela, bem como a Regata de Barcos Moliceiros (sábado, pelas 17 horas). A festa, que, à semelhança de anos anteriores, deverá voltar a atrair “dezenas de milhares de pessoas” à Torreira, tem, também, nos dois espetáculos de pirotecnia, um dos principais atrativos. Um acontece amanhã (sobre o mar) e o outro no sábado (na ria), por volta da meia-noite.
Do cartaz musical, nota para os concertos de Virgul, amanhã, pelas 22 horas, no Largo da Varina, e de Paulo Gonzo, no sábado. Os três bares de praia terão música para estender a animação no areal até de madrugada.
