Um espetáculo de "videomapping" alusivo ao "Quebra Nozes" e o evento Coimbra Magic Land, no Parque Verde do Mondego, estão entre os 90 eventos da programação de Natal da Câmara Municipal de Coimbra. O investimento é de 16 mil euros, cerca de metade do que foi investido o ano passado.
Corpo do artigo
As exibições do espetáculo de "videomapping" acontecem entre 21 e 23 de dezembro, projetadas na Câmara Municipal de Coimbra e na Igreja de Santa Cruz, na Praça 8 de maio. Já o Coimbra Magic Land vai decorrer de 18 de novembro a 25 de dezembro, sem custos para o município, sendo este responsabilidade da produtora Vertente Versátil.
"Em 2019 foram investidos 85 mil euros, em 2022, 31 mil euros. Em 2023, e conscientes dos constrangimentos orçamentais, o investimento é de 16 mil euros", revela o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, lembrando que, neste investimento, não está incluída a iluminação de Natal, cujo valor é de 99 mil euros.
Relativamente ao Coimbra Magic Land, este terá pista de gelo, um carrossel parisiense, tenda de brinquedos, um hospital infantil, uma roda gigante infantil, um escorrega de 30 por 15 metros, casinhas de duendes e bosques encantados. "Precisamos que todos nos visitem", apela a responsável da Vertente Versátil, Dina Maia.
Baixa perde com cancelamento do Mercado de Natal
A apresentação da programação de Natal da Câmara Municipal de Coimbra decorreu esta sexta-feira, um dia depois de a União de Freguesias de Coimbra ter anunciado o cancelamento do Mercado de Natal, que decorreria na Praça do Comércio, por considerar que haveria eventos concorrentes.
"Temos pena que não seja organizado o Mercado de Natal, mas a decisão não é nossa, e quem perde é a Praça do Comércio é a Baixa. Não há competição em lado nenhum, não há nenhum tipo de concorrência. Queremos que Coimbra tenha diversos focos de atração e gostaríamos que a Praça do Comércio tivesse Mercado de Natal", assegura opresidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.
Afirmando não haver qualquer tipo de polémica, José Manuel Silva afirma que "as decisões devem ser tomadas de forma racional e não emocional. A animação da Baixa vai ser tremenda, a iluminação também, sem custos para a freguesia", considera.
Dina Maia ressalta que ficou estabelecido que, para a Coimbra Magic Land, "não se falaria com pessoas de Coimbra, porque estariam no Mercado de Natal. Vamos ter Ginja de Óbidos, produtos da Serra da Estrela, Vinho do Porto. São conceitos diferentes", justifica.