Manuel Joaquim Costa é o único presidente da Junta eleito pela CDU no concelho de Vila Nova de Famalicão. Há 16 anos que se mantém a comandar os destinos da freguesia e acabou de ser eleito para mais quatro anos de mandato.
Corpo do artigo
Nestas autárquicas concorreram à Junta de Santa Eulália duas listas: a do PCP-PEV e a do PSD/CDS-PP. Da lista de Manuel Joaquim forma eleitos cinco representantes na assembleia continuando assim com a maioria. A lista opositora conseguiu a eleição de quatro.
Situada no limite do concelho de Famalicão em relação a Braga a freguesia de Arnoso de Santa Eulália é tradicionalmente rural tendo cerca de 1100 habitantes.
"Algumas pessoas podem questionar como é que uma freguesia do Minho, rural e católica é liderada pela CDU", aponta Manuel Joaquim alegando que nunca se questionou sobre isso. O "espírito de servir" é, segundo aponta, aquilo que o leva a "trabalhar em prol" da localidade.
No concelho as restantes juntas de freguesia são lideradas pela coligação PSD/CDS-PP ou pelo PS, mas o presidente da Junta de Santa Eulália diz não se sentir isolado. "Tenho um bom relacionamento com todos os presidentes da Junta e,já passaram pela Câmara outras forças políticas e sempre me dei bem com todos", aponta.
Manuel Joaquim foi presidente da Junta pela primeira vez aos 35 anos. Antes já tinha sido secretário da Assembleia de Freguesia e da Junta.
"Depois do 25 Abril aqui sempre houve muitas movimentações e as pessoas envolviam-se facilmente tal como me aconteceu", referiu.
Para o autarca, o "espírito de servir e o gozo que dá quando se consegue qualquer coisa" é um motivo que leva a dedicar-se à freguesia onde nasceu e reside.
"Pode ser uma grande obra ou apenas resolver um pequeno problema, mas há sempre a alegria de ver as pessoas satisfeitas com o trabalho que desenvolvemos. Isso dá motivação", sublinhou. Por outro lado, o "apego" à freguesia e poder contribuir para melhorá-la é uma das razões que o leva a continuar na autarquia. "Há quem não goste do partido. Todavia, o presidente é disponível e atencioso. Cada um sabe em que vota", notou uma habitante. "Uns votarão pela pessoa outros pelo partido. Cada um é que sabe", acrescentou outra eleitora.