A autarquia de Esposende vai apoiar as famílias carenciadas do concelho na prestação de serviços veterinários. A medida, aprovada em reunião de Câmara, é parte integrante do Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, que visa a melhoria das condições de bem-estar animal, em diversos eixos de intervenção.
Corpo do artigo
O Município dispõe de uma verba de 10 mil euros para o efeito, sendo que o valor a financiar por cada animal tem o limite de 500 euros. Para poderem beneficiar deste apoio, os detentores de animais terão de cumprir um conjunto de requisitos.
São elegíveis todos os atos médico-veterinários realizados em centro de atendimento médico veterinário devidamente licenciado. Os detentores devem garantir o registo dos animais candidatos no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC). As faturas dos prestadores de serviços veterinários de assistência a animais devem ser emitidas em nome do detentor do animal.
A candidatura a este apoio do Município pode ser efetuada até 30 de setembro ou até se esgotar a verba atribuída. O pedido deve ser submetido eletronicamente no site do Município, ou apresentado presencialmente no Serviço de Atendimento Personalizado da Câmara Municipal no horário de atendimento, entre as 8.30 horas e as 16 horas.