A autarquia de Esposende vai investir, até setembro de 2025, cerca de 835 mil euros na promoção e digitalização do comércio e serviços de proximidade do concelho.
Corpo do artigo
Esta medida está inserida no projeto Bairros Comerciais Digitais, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e vai permitir incrementar várias inovações em diferentes dimensões, que envolvem, maioritariamente, uma natureza digital e tecnológica, sendo que várias delas contribuem simultaneamente para a transição verde, a resiliência e dinamização económica.
Os eixos de intervenção do projeto assentam em formas de inovação organizacional com contributos para a cocriação, cidadania ativa e as indústrias criativas. Entre várias outras ações previstas, prevê-se o reforço da rede Wifi, a instalação de mupis e ecrãs digitais, a criação de Websites e aplicações móveis “Bairro Digital” e "ESPOSENDELINK", onde estará disponível informação sobre a oferta do Bairro.
Um sistema de slots de entregas digital e uma plataforma de gestão de estacionamento (incluindo sensorização) são outras das medidas a desenvolver.